sábado, 31 de outubro de 2009

AULA: Espírito protetor ( Anjo da Guarda )

Prece inicial: amigo Jesus ilumine nossa aula de hoje, para que possamos juntos aprender sobre nosso Espírito protetor que nos acompanha diariamente, mesmo quando estamos dormindo. Ele nos auxilia, nos protege e tenta nos conduzir para o caminho do bem. Para que possamos ser ajudados, temos que aprender a senti-lo ao nosso lado e pedir através da prece que ele nos guie e nos proteja.
Primeiro momento: contar a história: Espíritos protetores
- Paiêêê!
Carlinhos chegou correndo, com o vigor dos seus cinco anos, trazido pela mãe, da aula de Evangelização, no Centro Espírita.
- Pai, existe anjo da guarda com asinhas, auréola e tudo mais?
Carlos Henrique, com sua experiência como evangelizador, lembrou-se das dúvidas que as crianças traziam para as aulas.
- Não, meu filho. Anjinhos, com asinhas e auréolas, não existem.
- Mas, então, pai, para quem devo fazer minhas orações?
- As orações nós podemos fazer diretamente a Deus, ao nosso Mestre Jesus, ou ao nosso Espírito protetor.
- ? ? ?
- Na Doutrina Espírita, preferimos chamar os anjos de Espíritos protetores. Eles são Espíritos como nós, só que já desencarnaram.
- Ah, eu sei, pai! Desencarnado é quem já morreu, né?
- Isso mesmo. São Espíritos que através de boas ações evoluíram e do Plano Espiritual estão em condições de nos ajudar, nos inspirando boas idéias. Mas eles não decidem por nós. A responsabilidade de sermos pessoas boas, que cuida da natureza, respeita os outros e amam ao próximo é de cada um.
Carlinhos prestava atenção, e então o pai resolveu continuar:
- E quando você está com medo, o que você costuma fazer?
- Eu não tenho medo de nada!- disse o garoto, bem sério.
O pai, então lembrou de que o menino tinha medo, sim, de tempestade, de dormir no escuro e que sempre dormia com o abajur ligado. E uma noite ele acordou os pais no meio da noite porque estava com medo de que eles morressem, de que seu irmão morresse e até que seu cachorro morresse. Mas o pai disse apenas:
- Mas quando acontecer de você sentir medo de alguma coisa, você pode fazer algo que pode lhe ajudar muito. Você sabe o que é?
- Uma prece?
- Isso mesmo. Uma prece para que o seu Espírito protetor lhe inspire coragem e confiança em Deus. Você sabia que um dia todos nós poderemos ser espíritos protetores? Vai depender de nossa evolução, das coisas boas que fizermos.
- Puxa, pai, que bom! Deve ser legal! Quero ser logo um Espírito protetor e ajudar as outras pessoas.
Pegou sua bola, e feliz com a nova lição, convidou o pai e o cachorro Chico para jogarem todos juntos.
Segundo momento: conversar com as crianças, lembrando que Jesus tem muitas pessoas para cuidar e como ele quer que todo mundo se sinta bem protegido, e com um amigo bom de verdade, que cuida da gente, que nos alegra e que nos protege, ele deixou junto de cada um de nós um amigo invisível. Esse amigo é um Espírito que nos acompanha sempre, todos os dias, que chamamos de Espírito protetor ou anjo da guarda. Através da prece e das boas atitudes nos aproximamos dele.
Terceiro momento: pedir que as crianças façam silêncio, e quem quiser feche levemente os olhos, procurando ouvir as batidas do próprio coração. Nesse momento em que eles vão se encontrar mais tranqüilos, o evangelizador deverá ressaltar a importância do Espírito protetor em nossas vidas.
Nosso Espírito protetor é nosso amigo, quer que sejamos felizes, faz tudo para o nosso bem. É carinhoso, alegre e bondoso, sempre podemos solicitar a sua orientação através de uma conversa franca, de uma prece feita com o coração e ele nos auxiliará.
É um amigo que Deus, em sua infinita bondade, colocou ao nosso lado para nos auxiliar a seguirmos o caminho do bem.
Quarto momento: levar montado de acordo com o nº de crianças, porta-retratos bem simples, isto é, feito em dobradura( anexo) e distribuir recortado um desenho do espírito protetor com menina e outro com menino para pintar e montar o porta-retrato. Fica um lindo trabalho e aqueles que quiserem poderão levar para casa.
Abaixo sugestões de desenhos feitos pela evangelizadora Cristina Chaves, responsável pelo site http://www.freewebs.com/sementinhasdocaminho




































PORTA-RETRATO - DOBRADURA
Quadrado de papel colorido de um lado 30x30cm










Dobre para os dois lados para achar o meio


Dobre assim ...










Dobre dessa maneira cada pontinha









Dobre agora a outra pontinha










Coloque para dentro cada ponta unida














No avesso, vire as pontas unindo-as










Lado de trás una as pontas com fita dupla-face









Ficou assim











Porta-retrato concluído













Obs.: se alguma criança sentir medo e não quiser levar o porta-retrato para casa, não insistir e sim respeitar, ressaltando que nosso Espírito protetor é nosso amigo e quer o nosso bem.
Prece de encerramento: não se esqueçam nunca de que seu Espírito protetor estará sempre ao seu lado, toda vez que se sentirem sozinhos ou sentirem medo orem pedindo a ele que os ajudem no momento difícil, e que os proteja. E quando estiverem felizes, não se esqueçam de orar a Deus e lhe agradecer por momentos tão bons. Se soubermos pedir e também agradecer, certamente, seremos mais felizes.

2 comentários:

  1. Gostei da atividade vou usar com minhas crianças parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da sugestão, minhas crianças vão adorar
    ione

    ResponderExcluir

COMENTE!!!!!