sexta-feira, 2 de outubro de 2009

BOAS MANEIRAS

Prece Inicial:
Primeiro Momento:
Falar para os evangelizandos que a aulinha terá como tema: As boas maneiras. Primeiramente vamos conhecer as palavrinhas mágicas.
Vocês conhecem alguma?
Quais são elas?
OBRIGADO(A) - DESCULPE - POR FAVOR - COM LICENÇAAtravés de imagens onde mostra Boas Maneiras terão que dizer do que se trata, combinado?

A seguir contar a história: AS PALAVRINHAS MÁGICAS

Elisa queria que as férias chegassem logo, pois ela iria visitar sua prima Antônia na fazenda.No dia em que, finalmente, sua tia chegou para buscá-la, a menina esqueceu de se despedir dos pais, tamanha era a pressa em ir para a fazenda.

Quando chegaram à fazenda, Antônia percebeu que Elisa não disse "boa tarde" para o tio Eugênio e para as pessoas que trabalhavam no local. Os dias foram passando ente brincadeiras, passeios a cavalo e banhos no rio.

Mas uma coisa estava deixando Antônia curiosa: Elisa nunca dizia as palavrinhas mágicas "por favor", para pedir algo e "obrigada" quando recebia algum favor. Além disso, quando Elisa fazia algo errado, ela nunca dizia "me desculpe" e Antônia nunca ouvia Elisa dizer "com licença quando entrava no seu quarto ou quando precisava interromper os adultos que estavam conversando.

Percebendo que Elisa não conhecia as palavras mágicas que são sinal de boa educação, tia Augusta e Antônia elaboraram um plano: distribuíram por toda a casa bilhetinhos coloridos, com situações em que as palavras mágicas devem ser usadas.

Assim, na cozinha havia bilhetes dizendo:

"Por favor, alcance o açucar."- " Desculpe, u me atrasei para o almoço."- "Obrigada por fazer a minha sobremesa favorita."

Na sala, os bilhetes diziam:

"Por favor, me alcance a almofada."-"Obrigada por me contar uma história."-"Desculpe por ter pisado no seu pé."

E no quarto de Antônia, os bilhetes diziam:

"Obrigada por me emprestar o livro."-"Desculpe se magoei você."-"Por favor, você pode me alcançar aquele brinquedo?"

Quando Elisa viu todos aqueles bilhetes espalhados pela casa, achou engraçado. Sua prima então explicou que era uma maneira nova para que ela e toda as pessoas da casa aprendessem a usar as palavras mágicas.

-Palavras Mágicas? Quais são? Eu não conheço nenhuma-disse Elisa.

-Por favor, obrigada, com licença, desculpe são as palavras mágicas- ensinou a prima. Observe, ela estão em todos os bilhetes para que a gente possa aprender a usar essas palavras em todos os lugares e com todas as pessoas.

E foi assim, com bilhetes coloridos de vários tamanhos, espalhados por toda a casa que Elisa aprendeu as palavras mágicas.

Quando chegou a casa Elisa ensinou sua mãe e seus dois irmãos a usarem as palavras mágicas que tinha aprendido na casa d sua tia Augusta e da prima Antônia. Claudia Schmidt

Segundo Momento: A professora tem uma surpresa. Vamos conhecer a História: ÁRVORES DA FLORESTA. Explicar que a árvore é o personagem da história. Cola-se a árvore na parede. Diz-se que esta árvore é muito FELIZ( cola uma boquinha sorrindo ), mas também as vêzes ela se torna TRISTE( cola uma boquinha triste ). Sei que vocês são crianças muito inteligentes: Relatem agora situações quando as pessoas ficam tristes ou alegres( crianças falam ). Também na parede colar um laguinho onde tem sapinhos de EVA colados com velcro e neles colocadas as regrinhas. Falar da importância de cumprir cada regrinha. Se não cumprirmos uma destas regras o que poderá acontecer? Será dada uma nova chance de melhorar. caso isso não aconteça o sapinho com a regra desrespeitada sairá da lagoa deixando a árvore triste até que a regra volte a ser respeitada. É muito gratificante ver as crianças cuidando ara não deixar a árvore triste. Elas aprendem desde cedo a Lei de Causa e Efeito.



SUGESTÕES DE REGRINHAS coladas nos sapinhos

Concentração durante a prece

Jogar o lixo na lixeira

Ouvir a história com atenção

Palavrinhas Mágicas: Por favor e Muito Obrigado

Com licença

Desculpe-me

Saber escutar

Recolher o material depois de usar

Terceiro Momento: Imagens com os diálogos, clique aqui para vê-las, pintá-las e depois a montagem do livrinho.

Prece Final

Fonte: Seara do Mestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE!!!!!